Revisitar | Descobrir Guerra Junqueiro


Nome de Guerra, a Viagem de Junqueiro – Bragança (2)

Tal como previsto, no dia 12 do corrente, apresentámos o documentário Nome de Guerra, a Viagem de Junqueiro, no auditório Paulo Quintela, em Bragança. Um acolhimento irrepreensível por parte da Drª Fátima Fernandes, vereadora de Cultura da Câmara Municipal de Bragança e três sessões com sala cheia.

Como aguentariam os alunos do secundário uma longa-metragem de documentário? Nada mal, pelo contrário, confirmámos depois, quer no decurso das sessões quer no diálogo subsequente. Para largas dezenas de alunos aquela hora e meia de filme foi a descoberta de Guerra Junqueiro e isso justificou a exibição.

Mas, devemos dizê-lo, a mais emotiva das três sessões foi a das 21h30. Noite gelada e sala quente, com a honrosa presença de D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda e a cumplicidade de muitos amigos de longa data.
(Pela minha parte, ganhei o dia ao encontrar-me com duas das mais inspiradoras professoras dos remotos anos do meu “unificado”. Só por isso, teria valido a pena ir a Bragança).

Alguns ecos da iniciativa, a quem significamos o nosso reconhecimento:

Fernando Calado, “Revisitar Junqueiro”. Correio da Manhã (14 Jan. 2012), p. 2. http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/opiniao/revisitar-junqueiro

“Documentário sobre Guerra Junqueiro exibido em Bragança”. Rádio Brigantiahttp://www.brigantia.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=6468&Itemid=43 (13 Jan. 2011)

“Documentário sobre Guerra Junqueiro exibido em Bragança”. Diário Trás-os-Monteshttp://www.diariodetrasosmontes.com/noticias/seccao.php3?seccao=1 (13 Jan. 2011)

“Documentário sobre Guerra Junqueiro exibido em Bragança”. Sapo Notíciashttp://local.sapo.pt/braganca/(13 Jan. 2011)

“Nome de Guerra, a Viagem de Junqueiro”. Câmara Municipal de Bragança http://www.cm-braganca.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=37526&eventoId=47797
(12 Jan. 2011)

Talvez, num outro post, falemos da odisseia que é chegar hoje do Porto a Bragança, da manifesta “caça à multa” (aberta ali pela zona de Mirandela), bem como das paisagens brancas da geada.

Anúncios

Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: