Revisitar | Descobrir Guerra Junqueiro


Uma história Cómico-Marítima – Vídeo

Quando o Professor Henrique me convidou para embarcar nesta aventura, já o projecto Revisitar/Descobrir Guerra Junqueiro navegava em águas bem profundas distantes da costa, com inúmeras descobertas e uma multidão de embarcados.

O objectivo era pontuar e acompanhar visualmente, através de um vídeo, a narrativa sonora de Uma História Cómico-Marítima.

Inicialmente, senti-me receoso. Por uma simples razão: sendo finalista, com o peso dos projectos finais, todo o tempo é pouco, e eu queria entregar-me totalmente à causa. Depois – geridos e organizados os calendários, em face do entusiasmo reinante em toda a equipa e fascinado pela vida e obra de Guerra Junqueiro – rapidamente a bruma que me envolvia se dissipou e eu, convicto, embarquei.
Não queria fugir à rota traçada. Por isso, comecei por recolher toda a informação, documentação e mood do projecto. Tinha a vantagem de já ter acompanhado, de certo modo, a criação e desenvolvimento da narrativa. Portanto, já tinha alguma bagagem.

Tratava-se de uma intervenção quase cirúrgica. Importava que o vídeo, representando fragmentos do que a narrativa celebrava, não nos distraísse dela, mas a fortalecesse e sublinhasse o excelente trabalho dos meus companheiros. Isso exigiu-me estudar e cuidar cada elemento meticulosamente.
Conhecer melhor Guerra Junqueiro e alguns dos embarcados neste gigante batel foi uma experiência que não tem preço, ao qual se soma o divertimento e a aprendizagem que retirei ao produzir o trabalho.

Ao Professor Henrique deixo um especial obrigado pela oportunidade, esperando que continue a contagiar com a sua energia, rigor e sentido de promoção dos outros.

Miguel da Santa

Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

