Revisitar | Descobrir Guerra Junqueiro


Uma história cómico-marítima: sonorização (2)

Foi com muito gosto que embarquei na aventura de Uma História Cómico-Marítima. Já conhecia o Prof. Henrique Manuel Pereira de outras excelentes aventuras. (Quando foi apresentada A Música de Junqueiro estava eu no Brasil e julgo que aquando do lançamento de À Volta de Junqueiro me encontrava em Londres. Mas, de longe, sentia-me unido ao extraordinário projecto de Revistar/descobrir Guerra Junqueiro). Portanto, quando ele me desafiou a sonorizar o texto de Francisca Basto fiquei, claro, muito entusiasmado.

Ao avaliar o poema que sonorizei, com a ajuda da Sofia Simões, deparei-me de imediato com uma série de barreiras a ultrapassar. Por exemplo: como transportar o ouvinte para uma Nau, retê-lo ali e conseguir que ele, com prazer, nos acompanhasse na viagem?

Toda a sonorização do poema (admiravelmente interpretado por Castro Guedes), delineada e caracterizada pelo espírito português, tem por base esse Mar, que tantos alentos e desesperos nos deu. De forma cronológica vão-se apresentando as diferentes etapas do projecto Revisitar/Descobrir Guerra Junqueiro, através de alusões verbais e sonoras, pontuadas por três excelentes músicas de Patrick Johansson (especialmente compostas para este trabalho sonoro). Interpretadas por Liliana Moreira (flauta), João Reis (guitarra clássica), Marisa de Brito Taveira (viola d’arco) e Patrick Johansson (cravo, harpa e percussão) tive o prazer de as gravar e editar.

Após alguns meses de trabalho, que se estenderam desde o esboço inicial do projecto até à sua posterior edição, passando por diversas captações e recolhas de sons e falas, tivemos margem para conviver, criar, conhecer e evoluir.

A equipa estava unida e entusiasmada. Por isso, não foi difícil dar mais este “brincalhão mas sério” passo para que o nome de Guerra Junqueiro seja justamente lembrado. A sua obra e acção contagiam.

Terminada a viagem, com o belo livro e o Cd de Uma História Cómico-Marítima nas mãos, só posso estar muito contente e grato. 

(Em baixo, uma amostra de apenas uma das nossas tardes de trabalho. Portanto, não estamos todos…)

Vasco Pucarinho

Este slideshow necessita de JavaScript.

2 comentários so far
Deixe um comentário

neste projecto dentro do projecto participei com o henrique pereira e a escola das artes da católica sempre com muito prazer e honra, dentro das minhas competências cénicas e estou sempre pronto para mais. porque me dá prazer, porque junqueiro é um dos meus autores predilectos, porque o henrique e a sua equipa, para lá das capacidades e inventiva, são óptimos companheiros de viagem: num misto de simpatia no convívio e rigor no trabalho. tenho como grande sonho pessoal um dia montar (em teatro ou ópera, preferentemente esta, mas no conceito alemãop de espectáculo e não de belcanto italiano) a “pátria” de guerra junqueiro. e nesse dia, se acontecer (no que creio cada vez menos realizar pelos custos que envolve), não dispenso o henrique, que tsanto me tem dado a revisitar/redescobrir guerra junqueiro. força e parabéns a todas e todos. (castro guedes).

Comentar por castro guedes

Ouvi este poema cantado num carro que me serviu de nau, jugo eu. Que música incrível. Poemas com vida e um projecto com muita gente dentro. Tenho pena de não ter estado mais próxima, foi uma viagem da qual só experimentei a chegada à costa. Valeu a pena.

Comentar por Ana Pichel




Deixe uma Resposta

