Revisitar | Descobrir Guerra Junqueiro


Guerra Junqueiro: Escola Secundária de Ermesinde

O “Autor do Mês” é uma iniciativa da Biblioteca da Escola Secundária de Ermesinde, por meio da qual desafia a comunidade escolar a propor uma personalidade relevante da nossa cultura para estudo e aprofundamento do seu legado cultural.

Nesse contexto, o Grupo Disciplinar de História não só propôs Guerra Junqueiro como Autor do mês de Janeiro de 2011 como assumiu a organização e a activa dinamização de múltiplas actividades, em estreita colaboração com os professores do Departamento de Expressões.

Assim, durante todo o mês de Janeiro, a Escola Secundária de Ermesinde (alunos do 3º ciclo, Secundário e Curso Profissional de Animador Sociocultural) esteve centrada em Junqueiro. Estudou-lhe a vida e a acção, leu, recitou e ilustrou-lhe a obra e, sobretudo – podemos garanti-lo pela curiosidade manifesta nas perguntas – ficou com vontade de mais.

À organização e dinamização daquele Grupo Disciplinar de História são devidas, por exemplo, a conferência À Descoberta de Guerra Junqueiro feita por Henrique Manuel Pereira e a amostra da exposição Guerra Junqueiro, de Freixo para o Mundo, patente no Polivalente da Escola, de 24 a 31 Janeiro 2011, com cerca de 1000 visitas.

Reiteramos os nossos parabéns a quantos prepararam a encenação e declamação do excerto da Oração à Luz e do Regresso ao Lar que, respectivamente, abriram e fecharam a conferência.

“Onde posso encontrar mais livros de Guerra Junqueiro?”, perguntou o Ricardo, já fora da Escola, e à entrada para o carro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Começará Junqueiro a regressar “à atenção carinhosa de escolas, universidades, institutos de investigação e público em geral”, segundo o desejo de Eugénio Lisboa e de toda a Equipa que desenvolve o Revisitar/Descobrir Guerra Junqueiro? Devagar, pacientemente.

Seja como seja, e como disse António Aleixo, por sinal apreciador de Junqueiro,

“E assim, lição por lição, / Que a pouco e pouco aprendemos / De outros a outros daremos, / Que a muitos outros darão”.

 Haverá comentários desse lado?

HP 

Anúncios

3 comentários so far
Deixe um comentário

O projecto Revisitar/Descobrir Guerra Junqueiro foi o mote que deu corpo às actividades que colocaram o autor de Freixo de Espada à Cinta no centro das atenções da comunidade escolar da Secundária de Ermesinde, no mês de Janeiro. Conhecíamos o blog que visitamos com frequência, não só pela sua qualidade mas também pelo dinamismo que evidencia:a cada momento somos surpreendidos com novidades do projecto!
Guerra Junqueiro é um outsider nos programas do ensino básico e secundário. A esmagadora maioria dos alunos nunca tinha ouvido falar do autor! Propusemo-nos encarar o desafio: descobrir com os nossos alunos um autor inusitado! Foi com enorme satisfação e com alguma surpresa, que fomos recebendo a adesão de alunos, professores e funcionários. A curiosidade em torno do Poeta foi aumentando, os trabalhos dos alunos multiplicaram-se. A conferência proferida pelo Drº Henrique Manuel Pereira, o seu entusiasmo contagiante (confessava-me uma aluna no fim da mesma: professora, eu trouxe um livro que estou a ler para Português mas acredita que nem o abri? Fiquei presa… a ouvir!), a interessantíssima exposição Guerra Junqueiro de Freixo para o Mundo, não deixaram ninguém indiferente. Figurarmos neste blog é uma enorme honra. Pelo que nos é dado a observar, Guerra Junqueiro já “regressou à atenção carinhosa da escola”. Aos autores de Revisitar/Descobrir Guerra Junqueiro e, em particular, ao Drº Henrique Manuel Pereira o nosso muito obrigado por nos fazerem embarcar nesta estimulante aventura

JC

Comentar por Maria Carvalho

Estas actividades da biblioteca da Escola Secundária de Ermesinde, proporcionam aos alunos, a descoberta de autores fantásticos como Guerra Junqueiro. Como aluna, já tinha ouvido falar em seu nome, mas nunca me tinham explicado quem era e nunca tive grande interesse em procurar quem era este Senhor.. Felizmente Janeiro, foi o mês de Guerra Junqueiro e tivemos que fazer um trabalho no qual ficamos a conhecer muitas das suas obras e feitos. A conferência foi simplesmente espetacular e adorei a exposição!
Obrigada a todos os envolvidos neste projeto 🙂

Diana

Comentar por Diana Sofia

Relembrar Guerra Junqueiro foi um prazer. Conhecer melhor a sua personalidade e a sua obra através da conferência do Drº Henrique Manuel Pereira foi um privilégio. Esta actividade permitiu enriquecer culturalmente todos os que nela estiveram envolvidos através da preparação, da partilha de ideias, da colaboração e da execução de inúmeras actividades. Ultrapassar o mero currículo escolar e trabalhar com os alunos outras dimensões do ensino é sempre gratificante. Felicito todos aqueles que contribuíram para este projecto.

IM

Comentar por Ivone Monteiro




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: