Revisitar | Descobrir Guerra Junqueiro


15 SETEMBRO: O CAVADOR

Não faremos a maldade de descrever aqui a “ementa” do nosso Porto de Honra. Mas recordarão, por certo, os bolinhos de amêndoa, a torta de espinafres e a bola de carne que só a senhora D. Mariazinha, de Freixo de Espada à Cinta, sabe fazer. Será o bastante para tornar incapaz o esquecimento. E, claro, os “Montes Ermos” (branco e tinto), e depois umas garrafinhas escuras, cujo rótulo era apenas um retrato de Guerra Junqueiro tirado pelo ano de 1921. Uns quantos as disputaram, mesmo vazias. Leva-me isso a pensar que não teria sido descabido ter-se feito uma edição especial de umas quantas centenas de garrafas de “vinho fino” que assinalasse os 160 anos do nascimento do Poeta e, em simultâneo, o centenário da República. Não tratamos, afinal de contas, de uma personalidade que foi a voz poética da República e foi também um destacado viticultor duriense?

Serve o intróito para dizer que o referido Porto de Honra abriu com “O Cavador”, poema de Guerra Junqueiro, musicado por António Viana e interpretado por António Salgado e Ángel González. Como agradecer a estes dois muito caros e ilustres colegas, habituados a actuar em grandes palcos e que, nesse dia 15 de Setembro, aceitaram brindar-nos naquele espaço, sem grandes condições acústicas e com tantos motivos de dispersão? (Além do mais, jogava o Real Madrid, no és verdad, Ángel?). É escutar a faixa 16 do CD1 de A Música de Junqueiro e perceber-se-á a razão deste agradecimento.

Tínhamos duas câmaras (Henrique Sousa e Renata Ramos) a filmar o momento. Não obstante, neste vídeo, usámos apenas uma. Apelamos à compreensão.

Edição: Miguel Costa.

HP

Anúncios

Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: