Revisitar | Descobrir Guerra Junqueiro


15 SETEMBRO: MORENA

Continuemos a memória do dia 15 de Setembro p.p, data em que, na Universidade Católica do Porto, assinalámos os 160 anos do nascimento de Guerra Junqueiro com a apresentação de uma edição especial de A Lágrima e com a exposição e livro homónimo Guerra Junqueiro, de Freixo para o mundo.

A transição entre os dois momentos foi, então, feita com “Morena”, versos de Guerra Junqueiro, desta vez musicados por João Arroio e interpretados por elementos da Orquestra Juvenil de Gaia, em parceria com o Departamento de Música da Escola das Artes.

Dizer obrigado é pouco, tanto mais que, no dia, na vertigem dos acontecimentos, faltou fazer-lhes um agradecimento público. Aqui fica, Urbi et Orbi, a nossa reconhecida gratidão.

Ao maestro Fernando Costa ficamos a dever não apenas o entusiasmo e a cumplicidade na preparação deste belo momento musical, como uma igual entrega em outra fase desta aventura de Revisitar/descobrir Guerra Junqueiro.

Em A Música de Junqueiro demos conta de seis trabalhos musicais sobre a “Morena” (mais tarde, no Brasil, descobriríamos um outro – Cf., mais abaixo, Post 70). Não obstante, e embora sinalizado naquele o livro, esta “Morena” de João Arroio não se encontra gravada nos dois CDs que integram A Música de Junqueiro. Sabíamos, portanto, da sua existência, mas foi-nos impossível aceder à partitura. Se em 15 de Setembro a pudemos interpretar foi graças à investigação e à generosidade de Marina Pacheco e ao seu particular apreço por João Arroio.

É de facto assinalável a popularidade desta “Morena”, singela poesia, escrita ainda no tempo de formação académica do Poeta. Publicada por primeira vez em O Primeiro de Janeiro (13 Outubro 1870), seria depois integrada, com ligeira alteração e supressão de uma estrofe, em A Musa em Férias (1879).

 Câmaras: Henrique Sousa e Renata Ramos. Edição: Catarina Costa.

HP

Anúncios

1 Comentário so far
Deixe um comentário

Interessante articulação entre duas artes que, aqui, resulta perfeitamente. Criou em mim curiosidade de saber mais sobre o autor.

Comentar por Pedro Alpoim




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: