Revisitar | Descobrir Guerra Junqueiro


15 Setembro: Henrique Manuel Pereira /U.C.P.

Henrique Manuel Pereira, organizador da edição especial de A Lágrima e coordenador do projecto Revisitar/descobrir Guerra Junqueiro.

Câmara: Henrique Sousa, Renata Ramos, Susana Grilo. Edição vídeo: Catarina Costa.

HP

1 Comentário so far
Deixe um comentário

É interessante, porque quando eu comecei a ver os primeiros vídeos deste blog eu tive uma grande curiosidade em ir dar uma espreitadela à obra “A Lágrima” de Guerra Junqueiro. Já li alguns dos seus poemas e se não li mais foi por falta de tempo e não de interesse, porque acho as suas obras muito interessantes, por muitas razões. E qual não é o meu espanto quando começo a ler e vejo que já a tinha lido, só que não me recordava. Li-a há alguns anos, mal sabia ler na altura, sempre tive grandes dificuldades a ler e por isso lia muito. Ainda com uns olhos muito mais inocentes e sem compreender muitas das coisas que dizia compreendi o essecial. Compreendi a mensagem e lembro-me do momento em que a compreendi. Foi no momento em que li que a lágrima caiu sobre o cardo. Recordei-me mais pela sensação que me provocou ao reler do que pelo que dizia. Uma sensação familiar e reconfortante e que me puxou para um olhar mais inocente e puro do que se estivesse a ler esta obra pela primeira vez, embora agora compreenda tudo o que lá diz. Por isso é que escolhi escrever isto e não outra coisa, porque de certa forma a pureza e os olhos de uma criança relacionam-se com a pureza de uma lágrima. A visão de uma criança e a qualidade de uma lágrima fazem-nos ver melhor o mundo.

Comentar por Inês Coelho




Deixe uma Resposta

