Revisitar | Descobrir Guerra Junqueiro


À Volta de Junqueiro: Pelos bastidores

Tendo havido ainda “outros bastidores” no evento de 21 de Maio, registe-se, desde já, uma parte:

HP

Uma noite, um evento, um grupo de amigos que se junta para celebrar mais um avanço do projecto Revisitar|Descobrir Guerra Junqueiro.

Foi assim que encaramos a noite de 21 de Maio – o lançamento do livro À Volta de Junqueiro – eu, a Renata Ramos, a Sofia Oliveira, o Henrique Sousa e o Pedro Moreira.

Há vários meses que Junqueiro fazia parte das nossas conversas e do nosso trabalho, através de pequenas colaborações no projecto. Também desta vez respondemos ao apelo do professor Henrique Manuel Pereira para ajudar nos bastidores.

As expectativas eram muitas, conhecendo a qualidade do projecto já iniciado. A prometida presença de Manoel de Oliveira animou ainda mais as preparações: afinal é uma referência para todos nós que abraçamos estas andanças do cinema.

Assim, organizámos as nossas agendas e, no dia, lá estávamos logo de manhã: com câmaras, tripés – a parafernália toda que nos costuma acompanhar. A tarde foi passada a rever o alinhamento da apresentação, com cuidado para não escapar alguma coisa. Como é natural, havia sempre algo a corrigir: dvds a dar erro ao gravar, programas a não responder e todos a stressar.

Até que chegou a hora e o medo aumentava com os novos problemas que surgiam – uma câmara indicava, erradamente, não ter cassete, outra apresentava a imagem esverdeada. Entretanto, o burburinho do auditório a encher aumentava e a questão agora era encolher os tripés para dar passagem ao público.

Mas tudo acabou por dar certo. Quando começaram os vídeos, as entrevistas e a música, a nossa atenção desviou-se do trabalho para os acontecimentos no palco. Ao ouvir o professor Henrique Pereira a falar do projecto com a paixão que o move desde o início, sentimo-nos seus cúmplices e o medo desapareceu.

Terminado o trabalho, veio a descompressão, os risos nervosos acerca das nossas gafes, e o comentário dos vários momentos do evento.

Este não foi o simples lançamento de um livro: foi mais uma bela noite de partilha À Volta de Guerra Junqueiro.

Susana Grilo

(aluna de Som e Imagem – EA-UCP)

Anúncios

Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: