Revisitar | Descobrir Guerra Junqueiro


Guerra Junqueiro e Manoel de Oliveira

Será redundância a raiar o lugar-comum dizer-se que Manoel de Oliveira é o realizador português mais conceituado, quer a nível nacional quer internacional, e também um dos mais premiados em todo o mundo.

Com particular afecto pelo íntimo diálogo com a literatura, nunca se debruçou sobre a obra ou personalidade de Guerra Junqueiro. Não admira, mesmo porque o cinema, no formato longa-metragem, raramente encontrou na poesia fonte de inspiração privilegiada.

Não obstante, Manoel de Oliveira abriu O Porto da Minha Infância, filme de 2001, com versos do Poeta de Os Simples musicados por Tomás Borba e interpretados por sua mulher, Maria Isabel de Oliveira. Mais recentemente, o realizador evocou Guerra Junqueiro no âmbito do documentário que trazemos em edição. Em 21 de Maio de 2010, quis estar connosco na noite de lançamento de À Volta de Junqueiro, Vida, Obra e Pensamento. Sentimo-nos gratos, talvez com mais propriedade, sentimo-nos “comovidos e mudos”. Edição vídeo de André Guiomar.

HP

Anúncios

1 Comentário so far
Deixe um comentário

Dá-me arrepios a humildade com que este senhor pede desculpa à audiência pelas palavras que emprega. A situação não podia estar mais invertida… tomara a nós, público, termos um centésimo do seu apetite pela cultura, e a forma respeitosa com que ele a fita. Todos nos lamentamos por não ter, igualmente, simples episódios que nos aproximem um bocadinho de Guerra Junqueiro ou de tudo o que não lemos. Mas pessoas como esta, que nos pede desculpa por nos “maçar”, provam que há muito mais para descobrir do que aquilo que nos cai ao colo. Inspirador é dizer pouco. Parabéns!

Comentar por Guilherme




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: