Revisitar | Descobrir Guerra Junqueiro


Regresso ao Lar (videoclip)

Ai há quantos anos…” me pediu o Professor Henrique para realizar um videoclip para a música de Junqueiro (não é verdade, foi há alguns dias atrás). Dei a volta ao mundo, dei a volta ao (duplo) cd de A Música de Junqueiro a pensar que música poderia escolher e, afinal, bastou ouvir o “Regresso ao Lar” (com letra de Guerra Junqueiro e música de António Viana, interpretada pelo barítono António Salgado e pelo pianista Ángel González). Os primeiros acordes suscitaram-me de imediato imagens e toda uma atmosfera a transpor para o ecrã.

Flávio Pires e Tiago Carvalho

A letra e a música são tão ricas e belas que não foi difícil construir um argumento. Faltava apenas dar-lhe realidade.

Nunca tinha eu saído do meu ninho estreito para fazer um trabalho que não fosse de ficção, pelo que este foi um desafio pessoalmente interessante.

Convidei a Mafalda Castelo-Branco para produtora. Sabia que ela conseguiria arranjar tudo o que me passasse pela cabeça. E assim foi, com imensa rapidez e responsabilidade. Pedi também ao Tiago, com quem já estou habituado a trabalhar, para ser o Director de Fotografia. E, aqui entre nós, durante as filmagens, ele fez questão de confirmar porque é o melhor Director de Fotografia de todo o curso de Som e Imagem (passado e presente).

Agora, na fase de edição, conto com o Nuno Castilho para conjugar as imagens e a música com a sensibilidade necessária. Resta-me agradecer ao Professor Henrique Manuel Pereira o convite e a confiança para me entregar este projecto.

Flávio Pires

1º Ano de Mestrado em Televisão e Argumento

(Som e Imagem – EA-UCP)

Olá, sou a Mafalda Castelo-Branco. Entrei no projecto deste videoclip a convite do Flávio Pires. Sou a Produtora. Ou seja, sou eu que trato da logística do projecto (locais, transporte, refeições, actores, entre outros).

Laura Falcão (actriz)

Quando o Flávio me explicou o argumento, a primeira imagem que me veio à cabeça foi: Covilhã! Talvez por ser natural dessa cidade, não sei, mas senti que a Covilhã tinha o aspecto e o sentimento ideais para aquilo que o Flávio queria transmitir no videoclip.

Fomos assim – o Flávio Pires (realizador), o Tiago Carvalho (director de fotografia), o Armando Oliveira (actor), e eu – dois dias para a Covilhã. A Laura Falcão (actriz), vive na Covilhã, por isso foi apenas necessário ir buscá-la a casa, no momento das filmagens.

No primeiro dia, filmámos as cenas da casa e alguns exteriores e, no segundo dia, algo enublado(suprema coincidência!), filmámos no cemitério.

Devo aqui agradecer à Fátima Nina, escultora e designer de moda, por nos ter proporcionado o bonito vestido da nossa actriz.

O tempo foi apertado, só tivemos pausas para almoçar, jantar e dormir. No entanto, entre subidas e descidas, sempre pude dar a conhecer muitos dos locais que me dizem algo na minha cidade Natal.

Agora, o Nuno Castilho (editor) tem a seu cargo o “corte e costura” do videoclip. Daqui a uns tempos, poderão ver o resultado desta aventura que, para mim, foi um verdadeiro “Regresso ao Lar”.

Mafalda Castelo-Branco

1º Ano de Mestrado em Televisão e Argumento

(Som e Imagem – EA-UCP)

Cena do Videoclip "Regresso ao Lar"

 

1 Comentário so far
Deixe um comentário

Why not the same song, sung by maria isabel de oliveira in the film “porta da minha infancia” de manoel de oliveira ? so much simple, so much touching, so much genuine ?

Comentar por naffréchoux




Deixe uma Resposta

