Revisitar | Descobrir Guerra Junqueiro


Clube Literário do Porto #1

Embora num registo mais íntimo, foi um excelente final de tarde o que passámos no Clube Literário do Porto. O acolhimento, graças aos diligentes cuidados da Dr.ª Isabel Damião, irrepreensível. Reiteramos aqui a nossa gratidão.

Como previsto, a apresentação de A Música de Junqueiro, esteve desta vez a cargo do Prof. Daniel Serrão (têm presente aquela abertura de “O Melro” no lançamento de 17 de Novembro?). Bastava a sua presença para que nos sentíssemos honrados. Mais ainda ficámos com o que no Club Literário do Porto disse acerca do nosso livro e CD duplo. Bem-haja por mais este testemunho de serviço.

Da equipa do Revisitar/descobrir Guerra Junqueiro estiveram presentes Henrique Manuel Pereira (o qual, como coordenador do projecto, foi fazendo a ponte entre os vários momentos –, a Carla Almeida (Design Gráfico), a Marta Reis (Produção) – ambas falaram sucintamente do seu trabalho em A Música de Junqueiro – e o João Cordeiro. Em equipa decidimos que desta vez seria o João – que gravou 33 das 44 faixas do CD duplo, algumas delas com mais de 3 sessões de gravações e algumas com mais de 15 pessoas em simultâneo! – a ter a fatia de leão no uso da palavra. Assim foi, tendo ele o cuidado de ilustrar a sua apresentação com várias composições.

HP

A palavra ao João Cordeiro:

Durante a apresentação, falei do processo de gravação dos dois CDs que acompanham o livro, tarefa pela qual fiquei encarregue. Ao todo, somam-se 44 faixas áudio: um cd mais direccionado a revisitar a obra de compositores mais antigos, o outro destinado mais à descoberta de compositores contemporâneos.

Como temos dito, ambos descrevem um arco temporal de 1880 a 2009. Não sendo este um arco temporal muito alargado, serve, ainda assim, para estabelecer um interessante índice para quem procura acompanhar a evolução da história musical neste período; revelando, deste modo, a riqueza da dimensão musicológica do documento. Não só em termos da multiplicidade das linguagens e formas de expressão, como, e principalmente, na evolução destas ao longo do tempo.

Desta multiplicidade de estilos e formas de expressão, resulta inevitavelmente uma pluralidade de intérpretes e compositores com os quais tive o prazer de contactar de forma muito próxima. Desde professores de canto e piano (alguns deles nunca tinham tocado num computador) até músicos de Hip-Hop ou de música electrónica (cuja criação passa quase exclusivamente pelo recurso a este). Foi, portanto, para mim, uma grande oportunidade de aprendizagem proporcionada pelo contacto com diversas perspectivas musicais, cuja finalidade última é una: produzir música por caminhos são totalmente distintos.

Quanto ao processo gravação, não me alarguei em pormenores técnicos por não ser do interesse da audiência. Optei, antes, por sublinhar detalhes do processo que contribuíram para que o mesmo fosse árduo e por vezes fatigante. Um exemplo é o próprio local de gravação – as traseiras do palco do auditório Ilídio Pinho, escolhido pelas suas qualidades acústicas, de acessibilidade, disponibilidade e presença de piano. Ora, não sendo este um estúdio de gravação, surgiram sérios problemas com os quais não contávamos…

Além destes e outros exemplos, sublinhei a dificuldade extrema que foi conciliar a agenda com cantores, pianistas, auditório e material de gravação.

Por fim, referi que o trabalho final alcançado valeu todo o esforço e que me sinto muito orgulhoso por pertencer à equipa que o desenvolveu.

João Cordeiro

Após o lançamento de A Música de Junqueiro seguiu-se o do livro Catorze escritores do Norte, coordenado e ilustrado por Orlando da Silva e também ele apresentado pelo Prof. Daniel Serrão.

Anúncios

Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: