Revisitar | Descobrir Guerra Junqueiro


Take #2 – a Música de Junqueiro

Olá,

 cá estou outra vez, desta feita para vos falar da minha experiência na gravação do duplo CD A Música de Junqueiro, um dos projectos englobados neste grande projecto que é Revisitar/Descobrir Guerra Junqueiro.

 Impusemo-nos um desafio: gravar e editar em cd todas as canções com letra de Junqueiro, percorrendo-lhe a obra poética.

 À partida, era uma tarefa que não levantava grandes dificuldades, uma vez que, mesmo com as pesquisas já em adiantado estado, as obras que se conheciam não chegavam à vintena; por outro lado, os potenciais intérpretes eram todos da casa (entenda-se, do Curso de Música da Escola das Artes da UCP-Porto).

 Mas as investigações prosseguiram e as ideias “chamejaram”… E aí, sim, começaram os problemas. Com o passar do tempo, não só novas obras foram sendo descobertas como muitas outras foram sendo também criadas – lançámos convites a bandas e jovens compositores.

 Produto final: cerca de 40 temas que abarcam sonoridades tão distintas como electrónica minimal, hip-hop, pop, cantautor, jazz, etc., para além, claro está, das peças para coro e para voz e piano. Tudo isto somado perfaz aproximadamente uma hora e trinta minutos de música e poesia! Impunha-se, pois, a necessidade/vontade de fazer um cd duplo. Modéstias aparte, sentimos orgulho em cada segundo, em cada compasso, em cada estrofe.

 Mas os Cds não sairão à rua sozinhos. Irão pela mão de um belo livro intitulado A Música de Junqueiro (mas sobre ele não me deterei em pormenores, até porque está mais fora da minha “jurisdição”).

 Para terminar, e em nome de toda a Equipa, queremos desde já agradecer com um forte abraço a todos aqueles que contribuíram para a concretização deste projecto.

 Logo que A Música de Junqueiro esteja disponível prometemos avisar

 Até breve,

João Cordeiro

Anúncios

Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: