Revisitar | Descobrir Guerra Junqueiro


Um, dois, som, experiência…

jcordeiroOlá,

Há mais de um ano que o Henrique me meteu nesta aventura, convidando-me para participar no projecto Revisitar/Descobrir Guerra Junqueiro. Para mim, a personalidade de Guerra Junqueiro “pouco mais era que nome de rua”. Dado o meu desconhecimento relativamente ao poeta, rapidamente se percebe que não foi a identificação com o tema que me levou a aceitar o desafio, mas sim a equipa que já na altura se começava a esboçar. Desde professores a antigos colegas, a lista era irrepreensível.

Um ano (e picos) depois aqui estou eu com um punhado de histórias para vos contar sobre esta aventura, as quais espalharei por diversos “posts” ao longo do tempo. Escolherei as que, pelo seu carácter lúdico (mas também didáctico), poderão contribuir para dar a conhecer um pouco mais sobre o Projecto, especialmente no que diz respeito ao som, área pela qual fiquei responsável.

#1 – A proposta inicial… e a deslocação a Freixo de Espada à Cinta

A proposta inicial era trabalhar o som de um documentário sobre vida, obra  e pensamento do poeta Guerra Junqueiro, figura que passei a conhecer e a admirar. E tal tarefa tinha tanto de aliciante como de exequível, dado que me encontrava a terminar o mestrado em Design de Som.

Comecei então por fazer listas de material, planificações, requisições, etc., para de seguida partir para a fase das captações de som, as quais se baseavam principalmente em entrevistas e ambientes dos locais que visitávamos.

Recordo com particular alegria a deslocação a Freixo de Espada à Cinta onde ficámos alojados na Congida – local paradisíaco nas margens do Douro.

Foram dias de trabalho árduo. Trilhámos imensos caminhos, muito deles completamente incrustados numa natureza inóspita que terá servido de inspiração ao “nosso barbas” (é assim que, entre nós, carinhosamente tratamos o Poeta).

Desta deslocação resultaram bastantes entrevistas e imagens de natureza, que com certeza poderão ver no documentário Nome de Guerra, a Viagem de Junqueiro. Para já fiquem com estas fotos da equipa a “trabalhar”.

João Cordeiro

joao1joao3joao2equipa_foto11equipa_foto4equipa_foto3

Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

